Resenha: Mauricio - A história que não está no gibi



Deve ser difícil encontrar alguém no Brasil (e até fora) que não conheça Mauricio de Sousa, ou melhor, a Turma da Mônica. Digamos que ele é o Stan Lee brasileiro, e não é para menos. Criador dos quadrinhos de Mônica e sua turminha do bairro do Limoeiro, o autor coleciona muitas histórias que estão em sua autobiografia Mauricio - A história que não está no gibi. Achei um tanto curioso este título, porque durante a leitura pude perceber que todos os personagens que ele criou não se tratam apenas de filhos e familiares, mas sim, da vida dele, significando que a história não está no gibi em forma literal, mas com certeza, ele conseguiu desenvolver isso minuciosamente. 

Você sabia que Mauricio já foi preso? Injustamente, claro. Mas, é um dos fatos curiosos que ele conta em seu livro. Ainda, o autor aprendeu a ler com gibis, um fato interessante porque eu (e com certeza muitas outras pessoas) também aprenderam a ler por causa da Turma da Mônica. É interessante ressaltar que durante a CCXP 2019, Mauricio comentou que a maior conquista dele foi alfabetizar milhares de crianças, e isso inclui a mim, a você, aos seus pais, seus irmãos etc.

Mauricio, um cara tímido, que desde sempre tivera o sonho de se tornar desenhista e ganhar dinheiro com isto, antes de concretizar seu maior desejo, desenvolveu suas habilidades como cantor, entregador de marmita, repórter policial e por aí vai. Mas, nunca desistira de tentar a vida desenhando, até que, finalmente, depois de levar muito "não", conseguiu publicar tirinhas no jornal Folha da Tarde. Confesso que comprei o livro, mas estava com medo de não conseguir engajar a leitura, porém, foi muito dinâmico, sem contar que tive uma aula de história durante a leitura e relembrei fatos jornalísticos que aprendi durante a faculdade.




Bom, está meio óbvio depois desta introdução que o livro conta toda a trajetória de Mauricio de Sousa até o sucesso da marca dele. Sua autobiografia está repleta de surpresas e referências... nela, pude de fato saber realmente quem são os personagens na vida e real e porque somente o Cebolinha usa sapato, valeu muito à pena a leitura... conhecer um pouco do Mauricio atrás dos gibis foi completamente relevante para a minha vida, confesso. Percebi o quanto você pode ir longe quando se esforça para alcançar seus objetivos e que, ninguém é perfeito nesse mundo. Até mesmo ele, tem seus defeitos e cometeu grandes erros no passado.

Sua autobiografia conta como Mauricio entrou em uma briga judicial com a Globo, como montou seu próprio parque e diversas histórias que entraram para a história do desenhista. Suas grandes amizades, sua família e, claro, seus fãs estão neste livro em que Mauricio abre o jogo para todo mundo conhecê-lo um pouco mais além dos quadrinhos.

O livro conta com pouco mais de 300 páginas e está a venda em diversas livrarias pelo Brasil. Comprei o meu em uma promoção no site do Submarino, saiu por apenas R$ 10,59 com frete. 


Não esquece de me seguir nas redes sociais:

Comentários