Resenha: Amigos Imaginários


O livro Amigos Imaginários traz uma proposta de sketchbook (caderno de desenho), com personagens inspirados em pessoas que a autora, Fernanda Guedes, encontrou ao longo da vida. E, para cada um, ela faz pequenas descrições e um resumo acompanhado de uma ilustração.

A obra não traz uma reflexão ou história contínua, apenas a biografia de cada personagem e Fernanda deixa isso bem claro ao publicar apenas descrições. Ao todo, são 64 histórias, e posso dizer que a autora é uma ilustradora incrível, com um traço único.

Por ser um livro curto, é possível terminá-lo em um dia, ou fazer como eu e demorar uma semana para manter o suspense da próxima biografia. Infelizmente o custo é um pouco alto para o tamanho do exemplar, na minha opinião. A obra sai em média R$ 30,90 mas consegui em uma super promoção no site da Saraiva, por R$ 15,90. Ainda é possível encontrar o livro em quatro diferentes capas.


Durante a leitura, pude perceber que Fernanda relata a história de americanos, franceses, ingleses, coreanos etc, mas senti falta de encontrar brasileiros no livro, já que a própria autora é do nosso país. Em outras resenhas, encontrei a mesma opinião de leitores, fica a dica se você espera encontrar brasileiros.

Recomendo este livro para quem gosta de desenhos, assim como eu, e também para quem quer uma leitura mais leve, para tirar o estresse do dia a dia, vale a pena para descontrair um pouco. Ah, já ia me esquecendo, um detalhe que me chamou a atenção foi a fonte usada no livro, infelizmente isso dificultou um pouco a minha leitura, mas acredito que varia de pessoa para pessoa, é algo muito pessoal.

"Jéssica é, sem dúvida, uma garota muito bonita, dessas que não suscitam dúvidas ou discórdias sobre seus atributos físicos. Ela é uma unanimidade. Apesar de sua aparência admirável, ela é um bocado estranha pessoalmente. Muito quieta, silenciosa e, talvez por isso, acabe parecendo um tanto fria. [...]"

"Os ruivos são considerados amaldiçoados em muitas culturas, sabia? Eu não acho que isso se aplique a Simon. Simon é um cara que chama a atenção não só por sua vasta cabeleira ruiva, mas também pela simpatia e sorriso franco. [...]"

Não esquece de me seguir nas redes sociais:

Comentários