10 anos de Iron Man: A volta por cima de Robert Downey Jr.

"A verdade é que... eu sou o Homem de Ferro!" Neste mês, o primeiro filme da franquia da Marvel completa 10 anos, exatamente no dia 30 de abril. Mas, você conhece a história por traz do ator que dá vida ao excêntrico Tony Stark? Ele foi do lixo ao luxo, inferno ao céu e conquistou tudo o que conquistou porque tiveram fé nele, e atualmente não há ninguém que faça o papel do Homem de Ferro tão bem quanto Robert Downey Jr.

RDJ vive um de seus melhores (senão o melhor) momentos de sua carreira, após interpretar o Tony Stark lá em 2008, que deu início a uma série de filmes de super-heróis. Antes de falar sobre o longa, começarei contando a história de Robert, que vale a pena e serve como inspiração para muitas pessoas que correm atrás de seus sonhos.

Nascido em Manhatthan, Nova York, no dia 4 de abril de 1965, Robert Downey Jr. era o caçula entre dois irmãos e filho de artistas; o pai, Robert Downey,  Sr é produtor, escritor e ator; enquanto a mãe, Elsie Ford, é atriz. Isso explica o talento para atuar, sempre esteve no DNA de Downey. Contudo, nem por isso, a vida dele foi um mar de rosas... desde criança, teve contato com drogas por conta do pai, viciado, que permitiu o filho experimentar maconha aos seis anos de idade (!!!!!!!!!!!). 
"Quando meu pai e eu usávamos drogas juntos, era como se ele estivesse tentando expressar o seu amor por mim, da única forma que ele sabia.", Robert Downey Jr. em entrevista.
Foto: Reprodução/Pinterest

Assim, ele deu início ao fim de sua infância, abusando do álcool e mantendo contato com outras pessoas para conseguir drogas. Mas, aos 10 anos, resolveu estudar balé clássico, na Inglaterra, para acrescentar em seu currículo, já que atuava desde os cinco. Com o divórcio de seus pais, em 1977, Downey mudou-se para a Califórnia com o pai, mas como muitos pensam, não estudou a arte, e começou o trabalho em um restaurante e uma loja de sapatos, e só em 1982 resolveu morar com a mãe, em Nova York, para aprimorar sua carreira de ator.

Entre muitos obstáculos e suas primeiras experiências, Robert, com muito esforço tornou-se uma das estrelas mais valiosas de Hollywood. Atualmente, está entre os filmes mais rentáveis, como Vingadores e Homem de Ferro. Mas, para chegar a este posto, precisou tropeçar muito na vida pessoal e profissional, RDJ teve muitos altos e baixos, a ponto de chegar ao fundo do poço. Entre 1996 e 2001, o ator foi detido inúmeras vezes por causa de drogas, e precisou procurar por programas de reabilitação, que não teve muito sucesso. 
"É como se eu houvesse uma arma na minha boca, o meu dedo está no gatilho e eu gosto do sabor do metal.", Robert Downey Jr. para o juiz em 1999.
Foto: Reprodução/Pinterest

Sua vida amorosa  também contou com altos e baixos, o primeiro namoro foi com a atriz Sarah Jessica Parker, e o segundo com Deborah Falconer, com quem chegou a se casar e teve o filho Indio. Em 2000 veio a possível recuperação do ator, convidado para participar da série de televisão, Ally McBeal, no qual protagonizou o advogado Larry Paul. O sucesso foi grande e Robert permaneceu no elenco fixo do programa, ganhando um Globo de Ouro e um SAG Awards, mas, após uma recaída, foi afastado do elenco. Robert se envolveu novamente com drogas e tinha muitos compromissos no tribunal, e com isso, permaneceu um ano em uma clínica de reabilitação e foi liberado em 2002.

No ano seguinte, enquanto filmava Gothika, no Canadá, conheceu a produtora Susan Levin, e levaram o namoro a matrimônio, com quem permanece até hoje. Ela foi a grande responsável por tirá-lo do fundo do poço, foi nela que o ator encontrou o equilíbrio para deixar de vez o passado conturbado.
"As drogas ou eu.", disse Susan para Downey no começo da relação, de acordo com entrevista à revista Penthouse, em 2008.
Foto: Reprodução/Pinterest

Downey já nasceu Stark. Em 2008 estrelou o filme Homem de Ferro, e foi aí que a carreira do ator deu uma engrenada. O longa foi a porta de entrada para outros filmes do gênero, e ainda foi muito bem aclamado pela crítica, marcando definitivamente a volta de RDJ às telonas. 
"Sou um fã do Homem de Ferro porque ele não é um herói comum. Tem problemas com bebida, é mulherengo, carismático e agradável. É um personagem rico e repleto de defeitos.", afirmou Downey.
O sucesso de Homem de Ferro foi tão grande que contou com mais duas sequências, além do personagem aparecer em outros filmes da franquia Marvel, como Vingadores, Capitão América e Homem-Aranha. 
"Se já houve algum personagem em toda a minha carreira que eu ficaria feliz em me 'fundir' e ficar associado, seria o Tony Stark, porque é o trabalho mais legal que já tive.", disse em entrevista.
Foto: Reprodução/Pinterest

Robert é o grande exemplo de ator que é ligado ao personagem de forma única, até porque, não tem como pensar em outro fazendo o papel de Tony Stark, senão o Downey. Ele faz tão bem o papel do gênio, bilionário, playboy e filantropo, que não há como separar o que é pessoal e o que é personagem. Seria ele o próprio Stark? 

Mas, não é só de Vingadores que se vive o homem. Downey conta com uma filmografia extensa, até porque começou a atuar muito cedo. Papéis em filmes como Sherlock Holmes; O Juiz, Trovão Tropical; Chaplin; Um Parto de Viagem; Abaixo de Zero etc, também fazem parte do currículo do ator. 

E engana-se quem pensa que RDJ fica apenas na atuação. Entre suas habilidades, está seu talento musical, em 2004 lançou o primeiro álbum, chamado The Futurist, enquanto promovia o filme Trovão Tropical. Ben Stiller e Jack Black assumiram o papel de backing vocals, ajudando o colega de trabalho.

Nesta semana estreia Vingadores: Guerra Infinita, e então saberemos qual vai ser o destino de Tony Stark, será que morre? Continua nos Vingadores? Corre para os cinemas e garanta seu lugar para o filme do ano. Você é fã de Robert Downey Jr.? Me conta nos comentários qual é a sua relação com o ator, quero saber. Não esquece de me seguir no Instagram e no Facebook.

Comentários