Glitter biodegradável é a melhor opção para o Carnaval

Recentemente, falei neste post sobre ideias de fantasias e acessórios para usar no Carnaval, e meu namorado me alertou sobre como o glitter pode ser prejudicial à vida marinha. Então, fui pesquisar sobre o assunto e encontrei diversas reportagens falando sobre o perigo do produto quando chega aos oceanos.

Segundo a BBC Brasil, aquelas pequenas partículas brilhantes são feitas de plástico, o que significa que não é um material biodegradável, e quando lavamos o rosto ou corpo coberto de glitter, essas partículas descem pelo ralo. "Pequenas demais para serem filtradas no sistema de tratamento de esgoto, acabam parando em rios e mares". A reportagem afirma que o plástico é o maior poluente do oceano, e o perigo do microplástico na água salgada podem ser ingeridas pela fauna marinha. 

A partir disso, podemos pensar ecologicamente e abrir mão do glitter em prol do meio ambiente. Mas a boa notícia é que várias empresas já criaram a purpurina biodegradável, uma forma de continuar brilhando nos bloquinhos, mas com a consciência de que esse brilho não vai agredir o meio ambiente. 

Entre os diferentes biodegradáveis, eles são feitos 100% naturais, com alga marinha; pó de pedra; corante alimentício; minerais naturais etc. Após ter lido sobre a importância do glitter biodegradável, fui atrás de lojas online que vendem a purpurina.


PURA Bioglitter: A marca carioca surgiu após diversos experimentos caseiros, criada por Frances Sansão, em 2017. Em uma entrevista para o site Draft, ela fala que bateu a consciência após o irmão, que é biólogo, a alertar sobre o perigo do glitter para o meio ambiente. Depois de experimentos caseiros, Frances criou um bioglitter, feito à base de algas e minerais. Apesar das reposições, é preciso estar atento ao site, pois estão esgotando rapidamente. A melhor opção é ficar de olho no Instagram da marca. Além do Rio de Janeiro, a PURA tem pontos fixos de vendas em alguns Estados.

Foto: Reprodução/Draft


Lush: Esta marca é conhecida por seus produtos veganos, e oferece duas barras para passar em todo o corpo, sem deixar nenhum lugar sem brilho! Você pode encontrá-las no site da Lush ou em uma de suas lojas físicas.

Foto: Reprodução/Metrópolis


Brilhow: Criada por duas biólogas marinhas, do Rio de Janeiro, a marca foi feita para proteger o meio ambiente. São utilizadas como base de ágar (produto natural, conseguido das algas), corantes alimentícios sem microplásticos, e mineral. Para comprar os glitter biodegradáveis artesanais, é preciso encomendá-los pelo Instagram da Brilhow.

Foto: Reprodução/Instagram

Ps: Todos os links estão no nome das marcas citadas acima.

Comentários