TOP 5: Filmes sobre circo
Desde o primeiro teaser, quando ainda não tinha sido divulgado o nome em português, eu já estava apaixonada pelo filme O Rei do Show. Primeiro porque amo qualquer temática de circo e segundo porque também amo musical. Em pleno no século XIX, o longa conta a história de P. T. Barnum, interpretado por Hugh Jackman, quando torna-se conhecido por seu famoso show de aberrações em um museu de curiosidades, que acaba transformando-se em um circo.
Como afirmou o jornalista, Rafael Gonzaga, do site Omelete, O Rei do Show passa a impressão de estar assistindo um conto de fadas a uma cinebiografia, o que pode contar como ponto positivo. Confesso que meus olhos brilharam a partir do primeiro segundo de filme até o último. Os números musicais estão muito bem feitos, o enredo foi bem construído e a diversidade foi o maior destaque do longa.
![]() |
| Foto: Annie Leibovitz/Vogue |
E falando em diversidade, este foi outro tema muito bem construído ao longo do filme mostrando a luta contra o preconceito e a busca por respeito e empatia, já que muitos não aceitavam os artistas e assim, não permitiam que os mesmos pudessem viver uma vida em sociedade. Ainda, é possível ver a bela atuação de Zac Efron, Zendaya, Michelle Williams, Keala Settle etc. Com certeza além de Hugh Jackman, eles tornaram o longa mais cativante.
PS: Vale lembrar que não sou nenhuma crítica de cinema, apenas deixo a minha opinião sobre o que assisti.
A partir de O Rei do Show, resolvi listar 5 filmes que envolvem o circo como principal temática.
1- Água para Elefantes: Baseado no romance de Sara Gruen, o filme conta a história de Jacob Jankowski (Robert Pattinson), que após perder seus pais em um acidente de carro, abandona a faculdade de veterinária em sua última prova, e passa a trabalhar em um circo. Lá, conhece todo o tipo de brutalidade entre homens com suas esposas e também com os animais, mas, se apaixona por Marlena (Reese Whiterspoon), a atração principal do Irmãos Benzini e casada com August (Christoph Waltz), dono do circo. Quanto a isso, Jacob precisa lidar com a crueldade de August, quando suas paixões estão ameaçadas.
2- Dumbo: Após anos vendo a cegonha entregar os bebês às mães no circo, a senhora Jumbo finalmente recebe seu filhote, porém se depara com uma pequena surpresa: Jumbo Jr. possui orelhas muito grandes para um elefante recém-chegado. A animação de 1941 mostra que outros animais e até mesmo humanos zombam do pequeno, o que trás a ira da mãe, que acaba em isolamento por domadores. Jumbo Jr. ganha o apelido de Dumbo, e ganha ajuda de um rato, que descobre o poder do elefante voar graças às suas enormes orelhas. Vale lembrar que a versão live-action desta animação está confirmada e conta com Tim Burton na direção, tem estreia marcada para 29 de março de 2019.
3- O Circo: Com direção e atuação de Charles Chaplin, o longa de 1928 conta a história de um batedor de carteiras (Steve Murphy) que, para evitar ser pego, coloca uma carteira roubada no bolso de vagabundo (Charles Chaplin) sem que ele perceba. Após a polícia se distanciar, o batedor tenta recuperar o dinheiro perdido, porém, vagabundo foge tanto dele quanto da polícia, e acaba entrando em um circo local. Não deu outra, as trapalhadas de vagabundo fizeram sucesso, e então, o dono do circo (Al Ernest Garcia) resolve contratá-lo para atração principal.
4- Os Saltimbancos Trapalhões: Como falar de circo sem mencionar Renato Aragão? Neste longa, os funcionários Didi (Renato Aragão), Mussum (Mussum), Dedé (Dedé Santana) e Zacarias (Zacarias) tornam-se a principal atração do Circo Bartolo, apenas pela capacidade de fazer o público rir. Como tudo tem seu preço, o sucesso lhes custou a oposição do mágico Assis Satã e a ganância do Barão, dono do circo. E os amigos precisarão combatê-los juntos.
5- O Maior Espetáculo da Terra: Considerado um dos maiores filmes do gênero, o empresário Brad Braden (Charlton Heston) e proprietário do circo Ringling Brothers and Barnum & Bailey deseja coordenar mais uma temporada, e então, contrata o famoso trapezista conhecido como O Grande Sebastian (Cornel Wilde). Mas, nem tudo são rosas, logo Braden e Sebastian tornam-se rivais após disputarem o amor da trapezista Holly (Betty Hutton).
![]() |
| Foto: Reprodução/Pinterest |


Comentários
Postar um comentário