Resenha: A fera em mim - A história do príncipe da Bela

Foto: Júlia Noronha

Diferente da animação, o livro começa com Bela já presa no castelo, porém, a narrativa é feita em torno do Príncipe que virou Fera, em razão a suas atitudes no passado. A autora, Serena Valentino, retrata um lado dele que ninguém conheceu na animação, e mostra que toda história tem dois lados. O que vimos no desenho foi sua vida após o feitiço, porém, no livro pode-se aprender mais sobre ele, sua história e como Bela se apaixonou por uma Fera. 

Arrogante, desprezível, egoísta e narcisista, o Príncipe caiu na maldição da bruxa Circe, que estava prestes a casar com ele, porém, ao vê-la criando porcos, logo desistiu e a menosprezou. Suas irmãs bruxas lançam a maldição contra o Príncipe, que somente é quebrada com o amor verdadeiro. 

Após ver a tristeza do Príncipe, sem nem saber o por quê, seu melhor amigo, Gaston, resolve organizar um baile para encontrar uma jovem cativante para o Príncipe, logo conhece Tulipa. Engana-se quem pensou que após o feitiço, o Príncipe se transforma em Fera, isso demora ao longo do tempo. Nem mesmo Tulipa foi capaz de quebrar a maldição, o Príncipe até se esforça para tentar amá-la, porém, a vê como uma subordinada.

Serena mostra que nem todo príncipe da Disney é bonzinho. A autora quebra totalmente esse esteriótipo, criando uma antipatia por ele e pela forma que trata as pessoas ao seu redor. Bem desenvolvido, o livro foi construído por uma leitura que fluí rapidamente, com uma linguagem simples e capítulos curtos.

Como imaginei, a narrativa é sobre Príncipe antes de se transformar em Fera, mas o ponto negativo que deixo foi: continuo sem saber o nome dele, pois durante toda a leitura, é chamado apenas de Príncipe. Um ponto bacana é que apesar de ser uma história da Disney, as cenas de violência são bem descritas. A história da Bela e a Fera é contada de uma forma mais breve e curta, até porque, todos conhecem o que acontece quando ela entra no castelo. 

Para quem se interessou pela história, a autora já escreveu mais três livros da série, sendo eles: A mais bela de todas - A história da Rainha Má; Úrsula - A história da bruxa da Pequena Sereia e Mistress of All Evil - A tale of the Dark Fairy, que ainda não está disponível em tradução no Brasil, e conta a história da vilã Malévola na animação A Bela Adormecida.


Foto: Júlia Noronha

Comentários